Variedades

Sábado tem Festa da Laranja

Comunidade de Vasco Bandeira promove evento que destaca a produção da fruta e conta com diversas atrações

Créditos: Alício de Assunção
INTEGRAÇÃO: organizadores aguardam visitantes de diversas partes do Estado - Alício de Assunção

Marques de Souza - Realizada pela primeira vez em 1983, quando a produção da fruta se destacava na localidade, a Festa da Laranja chega, no próximo sábado, à 36ª edição. Embora a produção seja menor - hoje a localidade também tem vinho, suco, aves e suínos - a comunidade mantém a tradição, pois é um momento de reencontro festivo de amigos e familiares e de mostrar a gastronomia típica italiana, conforme o presidente da Comunidade Católica São José, Odenir Cassanelli.

A programação começa às 8h, com roda de chimarrão, seguida de missa, inauguração das reformas no salão comunitário e concursos de derivados de laranja - como pudim, cuca e rocambole - de motosserra e de conjuntos de laranjas. Em seguida, ocorrem almoço no estilo piquenique, divulgação dos resultados das disputas, concurso de descascar laranjas, revelação da boneca da festa e reunião dançante animada pela banda Art Show. Também haverá tenda com produtos coloniais.

Serviço

Para chegar em Vasco Bandeira, saindo de Lajeado, pegar a BR-386 até Barra do Fão. Na ponte da divisa de Marques de Souza e Pouso Novo, entrar à direita pelo acesso que passa por baixo da ponte. São mais quatro quilômetros até a localidade.

Comentários

VEJA TAMBÉM...