Variedades

"Programa Silvio Santos" completa 55 anos

Dominical atinge uma marca histórica e inédita, sendo o programa que há mais tempo permanece no ar em todo o mundo, com o mesmo apresentador

Créditos: GB Produções
- Divulgação

O "Programa Silvio Santos" está comemorando 55 anos. O dominical atinge uma marca histórica e inédita, sendo o programa que há mais tempo permanece no ar em todo o mundo, com o mesmo apresentador. Desde a década de 50, Silvio Santos comandava diversas atrações na TV Paulista, canal 5, tornando-se já um grande nome da televisão da época. Em 1963, Silvio encontrou a possibilidade de locar duas horas na programação dominical da emissora, que ficava fora do ar até o início das transmissões de jogos de futebol. Assim, ele decidiu reunir o conteúdo dos programas que já havia apresentado, somando novos quadros e criou em 2 de junho o "Programa Silvio Santos".

No primeiro ano, além de entrevistar cantores da época, brincar com o público que se aglomerava na porta do canal, na Rua das Palmeiras, região central de São Paulo, Silvio comandou seu primeiro programa de calouros: "Cuidado com a Buzina", onde o "Chacal" tentava eliminar os candidatos do dia. Nos anos seguintes, devido ao sucesso da atração, novos quadros foram sendo criados, e o programa passou de duas para oito horas na programação dominical.

"Em Rainha por Um Dia", Silvio Santos foi pioneiro em repaginar o visual de donas-de-casa transformando-as em mulheres lindas e elegantes. A partir de 1969 o programa passou a ser transmitido para todo o Brasil, e, com a novidade, surgiram várias atrações como "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos", sendo uma divertida competição de dança entre os maiores cantores da época.


Nos anos 70, surgiram os sucessos "Só Compra Quem Tem" "Arrisca Tudo", "Show da Loteria Esportiva", "Boa Noite Cinderela", "Show de Calouros", "Qual é a Música", "Domingo no Parque" e "Namoro na TV"; programas que marcaram uma geração. Já na década de 80 estreiam "Porta da Esperança" - que atendeu mais de 5 mil pedidos - "Tudo por Dinheiro", "Show de Prêmios" - com o divertido "Jogo dos Pontinhos" - e O "Preço Certo". Em 1991 chegou a vez do "Topa Tudo por Dinheiro", um dos maiores sucessos da década, que trouxe muita diversão e brincadeiras no final de domingo aos lares brasileiros.

Também foram ao ar "Hot Hot Hot" e "Em Nome do Amor", com o inusitado baile do "Namoro ou Amizade". Na década de 2000, três grandes sucessos conquistaram o público: "Show do Milhão", que prendia o telespectador a cada resposta quando Silvio perguntava "Você está certo disso?"; o reality show que marcou uma nova era na TV brasileira: "Casa dos Artistas"; e o game que diverte, ensina e dá prêmios: "Roda a Roda".


Em 2008 estreou a nova versão do "Programa Silvio Santos", reunindo quadros, shows, variedades, brincadeiras e jogos realizados em sua história, além das "Câmeras Escondidas", que fazem sucesso mundial. Mesmo depois de 55 anos no ar, Silvio Santos nem pensa em se aposentar. 

Comentários

VEJA TAMBÉM...