Colunistas

Estrela Palace tem novos donos

A família de empreendedores é natural de Ilópolis e Putinga, e hoje reside em Estrela


Missão
** Retornam neste sábado de uma missão internacional a Portugal representantes do Sinduscom Vale do Taquari e mais quatro empresas: Rabaioli Compagnoni, Cerâmica Bruxel, Cerâmica Barth e Cerâmica Barrense. As organizações da região receberam apoio do sindicato do setor para observar tendências, ampliar networking no exterior e conhecer novas tecnologias, materiais e melhores práticas.
A comitiva integrou um grupo de 34 empresas do RS, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção (Sindicer).

 

Laboratório para alimentos
** O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) vai implantar o Laboratório de Biotransformação de Alimentos. Com investimento de R$ 941,7 mil do Governo do Estado e contrapartida de R$ 188,6 mil da Univates, o foco são produtos funcionais, enzimáticos, nutricionais e farmacêuticos. A estrutura também terá a instalação de planta-piloto de pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentícios biotransformados.

A propósito
O processo é a transformação de uma substância em um produto diferenciado após um processo químico, geralmente realizado por enzimas. No caso desse projeto a ser desenvolvido no Tecnovates o foco é a biotransformação de ovos, que terão qualidades específicas e poderão ter valor nutricional maior ou aplicação cosmética ou farmacêutica. O projeto é uma continuidade da parceria com a Naturovos, empresa-âncora do Tecnovates e uma das primeiras parceiras do parque tecnológico.

 

Sob novo comando
O Estrela Palace Hotel foi vendido. O imóvel e o negócio, que concentra hospedagem, eventos e gastronomia, passa a ser administrado por novos donos. Todos os planos se voltam para colocar o empreendimento "em ordem" e investir em melhorias que movimentem o local à altura de sua capacidade.
Com 5,5 mil metros quadrados, o hotel tem 46 apartamentos. Outros nove, que estavam com as obras iniciadas, vão ser concluídos em breve e se somar à estrutura de acomodação. No local são realizados eventos sociais e corporativos, sendo a intenção seguir com a diversidade de opções de aproveitamento do hotel. O valor da transação não foi revelado.

Em tempo
A família de empreendedores é natural de Ilópolis e Putinga, e hoje reside em Estrela. Há dois anos e meio também assumiu o Restaurante Per Tutti, em Estrela, e mais recentemente, também o Torden de Lajeado.

 

Menos biscoito, mais café em cápsula e espumante
Os consumidores gaúchos estão comprando menos biscoitos recheados, iogurtes comuns e funcionais, além de pilhas e baterias. A constatação é de uma pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) sobre hábitos de consumo e mudanças na rotina de compras em 2017, divulgada esta semana. Enquanto itens como esses estão com as vendas em baixa, outros ostentam alta. É o caso de produtos da fiambreria, manteiga, barra de cereais, água de coco, batata congelada, café em cápsula e espumante. Se fecha ou não com a sua lista de compras, não sei. Mas não deixa ser uma oportunidade para que as indústrias e até mesmo os supermercados se atentem a sempre identificar velhas e novas demandas por parte de quem enche o carrinho.

A propósito
Esse mesmo levantamento indicou o aumento da comercialização de orgânicos, que nas verduras a participação chega a 8%, e a diminuição da média dos produtos importados, de apenas 2% do total do setor.


Chimarrão
Inaugurou no Bairro Florestal, em Lajeado, a Loja Vai um Chima - ex Espaço Interno Decorações. Entre os produtos comercializados na loja física e também pelo site (www.vaiumchima.com.br) estão cuias de diversos modelos, capas para garrafa térmica e para cuia, bombas, piercing de bomba, enfeites de chimarrão de diferentes materiais, tampa erva. Além disso, vende erva-mate e chás a base de erva.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...