Geral

Um espaço só para elas

Bicicletário fixo em forma de Fusca incentiva atitudes saudáveis e sustentáveis

Créditos: Rita de Cássia
MOBILIDADE: bicicletário vai facilitar a vida dos usuários - Lidiane Mallmann

Estrela - Cada vez mais pessoas buscam atividades saudáveis e sustentáveis. As bicicletas podem ser boas aliadas para isso. São ótimas companheiras para a prática de exercícios, e também para economizar e diminuir a emissão de gases no planeta. Quem mora ou visita Estrela agora tem à disposição um estacionamento pra lá de especial, inaugurado na tarde de ontem. O bicicletário em forma de Fusca é uma iniciativa do grupo de ciclismo Riders, através do projeto do vereador João Braun e Prefeitura de Estrela. Serão três lugares com a novidade: ao lado do prédio da prefeitura - lançado ontem -, e mais outros dois, próximos ao Calçadão e à rodoviária. A entrega oficial do bicicletário contou ainda com a presença do secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, representando o prefeito Rafael Malmann; dos representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Paulo Roberto Seibert e Marcelo Träsel e o presidente da Associação de Moradores do Centro, Hélio Musskopf. "Esse é um projeto de conscientização e uma saída para um trânsito com cada vez menos vagas. No lugar da de um carro, oito bicicletas podem estacionar, transformando-se numa saída de transporte viário eficiente", explica o vereador João Braun.

Mudar de hábitos, além de ser uma questão de saúde, também representa fazer a sua parte pelo planeta. Quem faz isso na prática é o presidente do grupo Riders e idealizador da novidade, Paulo Sehn. "Países como Áustria e Alemanha utilizam modelos assim, então pensei que seria uma boa ideia para a nossa cidade. Quem sabe será um incentivo para que mais pessoas passem a usar a bicicleta para ir e vir ao trabalho, e assim", explica. Desde fevereiro, Sehn já pedalou mais de dois mil quilômetros. Ele se desloca à escola em que leciona, de Estrela a Lajeado, pedalando, todos os dias. "Fiz um cálculo e já economizei quase três mil em combustível, sem falar que contribuo para deixar um mundo melhor e menos poluído."

Aprovado

A fotógrafa Ieda Madke conta que mora perto do Centro, então, faz seus trajetos a pé. Mas, como é apreciadora de pedaladas, acredita que ter um estacionamento apropriado e de fácil acesso, é um grande incentivo. "Eu adorei. Vou usar sempre que precisar."

Princesa do Vale

O novo projeto segue a tendência do Bicicletário do Parque Princesa do Vale, inaugurado em agosto de 2017, que disponibiliza sete bicicletas para a população - para serem utilizadas dentro do perímetro do parque. A retirada é gratuita, mediante cadastro junto à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Comentários

VEJA TAMBÉM...