Geral

Sebrae apresenta Mercopar

Feira de Subcontratação e Inovação Industrial é em outubro, mas evento gera negócios o ano todo

Créditos: Fabiane Gomes
LANÇAMENTO: a região possui expositores com grande potencialidade - Fabiane Gomes

Lajeado - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro em Pequenas Empresas (Sebrae) lançou ontem a 27ª Feira de Subcontratação e Inovação Industrial - Mercopar 2018, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Ela ocorre entre 2 e 4 de outubro, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A estrutura prevista é de 6,77 mil metros quadrados. Serão três dias para proporcionar maior produtividade aos expositores em contatos e negócios. A programação paralela envolve palestras e encontro de resultados pós-Hannover 2018. Confira na íntegra neste site.

A instituição escolheu Lajeado para sediar o lançamento, pela primeira vez no interior do RS, pois os vales do Taquari e Rio Pardo concentram 1.714 empresas do setor metalmecânico. Segundo a coordenadora geral da Mercopar, Sheila Wainer, trata-se de um importante polo industrial, que possui expositores com grande potencialidade de negócios. Na edição anterior, 12 empresas dos Vales participaram do estande coletivo da Associação Metalmecânica dos Vales (Metalvales).



O Sebrae disponibilizará dois ônibus para visitação, por meio de duas missões empresariais. Uma prevista para 4 de outubro, passando por Venâncio Aires, Lajeado, Estrela e Teutônia, com destino a Caxias do Sul. A outra sai de Cachoeira do Sul, em data a ser confirmada. "As missões são destinadas aos empresários com foco na feira. A ideia é que as organizações conheçam essa oportunidade de novos negócios e também visitem o salão de inovação com a temática da indústria 4.0, um novo conceito do mercado", destaca Sheila.

Considerada pelos empresários como uma grande oportunidade para encaminhar e fechar negócios, a Mercopar conta com diferenciais que aproximam ainda mais as micro, pequenas e médias empresas dos grandes compradores e fornecedores. Para Vilmar de Oliveira, diretor da L.T Vaires, a feira traz muita visibilidade. "Há cinco anos participo e isso só é possível porque a Metalvales nos proporciona o estande coletivo, com mais oito empresas. Isso diminui muito os custos. Aproveitamos para mostrar novos produtos e fazer contatos", explica o fabricante de plugues e cabos elétricos de Venâncio Aires. No ano passado, a Mercopar gerou cerca de R$ 70 milhões, com 203 expositores e 13.025 visitantes.

Indústria 4.0

A feira promove, durante os três dias, ações como o Projeto Comprador (dois dias de duração), Espaço de Negócios (nos dois primeiros dias), Sessão de Negócios (no último dia) e ainda o Salão de Inovação, que trata sobre temas da Indústria 4.0.

Considerada a nova revolução industrial, a Indústria 4.0 amplia a produtividade - totalmente focada para tecnologia -, e trabalha com robótica, inteligência artificial e realidade virtual. "O grande diferencial é que existe a conversa entre robôs, ou seja, monta-se toda a linha de produção sem interação humana. Se há alguma falha, o próprio sistema de inteligência já exclui e se complementa com os outros", explica Sheila Wainer. A coordenadora geral da Mercopar observa que a pequena empresa não irá participar de todo esse processo, mas já começa a utilizar ferramentas da Indústria 4.0.

A gerente da Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo do Sebrae, Liane Klein, acrescenta que a Indústria 4.0 faz parte da globalização, da evolução tecnológica. "Não é uma questão de aceitação, e sim uma nova tendência de mercado, que exige adaptação. Algumas empresas se adequam mais rapidamente. Outras vão ter mais dificuldade e falta de identificação com esta nova tendência de mercado industrial."

Saiba Mais

A Feira de Subcontratação e Inovação Industrial tem os objetivos de:
- Aproximar organizações nacionais e internacionais
- Promover integração entre micro, pequenas, médias e grandes empresas
- Inserir as micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de grandes grupos empresariais
- Gerar oportunidades de negócio
- Trocar experiências e conhecimentos tecnológicos

Comentários

VEJA TAMBÉM...