Geral

Preparação de sabão artesanal foi assunto de oficina da Semana do Meio Ambiente

Confira a receita


- Jovana Dullius

Lajeado - Receitas, reaproveitamento de óleo e prática de preparação de sabão artesanal foram tema de mais uma oficina em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Química Industrial da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Gabriela Roehrs ministrou a oficina no Jardim Botânico na tarde desta quinta-feira (7).

Com a utilização de 10 litros de óleo coletados na Sema, os participantes debateram a importância da reutilização do óleo de cozinha para a preservação do meio ambiente, preparam o sabão artesanal e aprenderam outras receitas de preparação.

Outras atividades para a Semana do Meio Ambiente ainda estão preparadas. Nesta sexta-feira (8), a Sema organiza o Cinemagia 3D, sessões de cinema das 8h às 16h30min no Parque Professor Theobaldo Dick para os alunos das escolas de Lajeado. Para encerrar a semana, no sábado, o Cinemagia será aberto a toda comunidade. Além disso, será realizada uma feira de exposição de serviços, com Feira de Adoção de Cães, esclarecimentos de dúvidas, divulgação das atividades de educação ambiental e de recolhimento de resíduos sólidos urbanos.

O controle de entrada por sessão no Cinemagia será realizada com a distribuição de ingressos gratuitos, emitidos e assinados pelo Centro de Educação Ambiental e retirado pelos interessados, na sede da Secretaria.

Confira a receita de sabão em barra com óleo e álcool

- 250g de soda cáustica em flocos

- 500ml de água morna ou quente

- 1l de óleo de cozinha

- 250ml de álcool

- 1ml de essência

Coloque a soda cáustica no balde e adicione lentamente a água. Misture utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Coloque o óleo e continue mexendo por 20 minutos. Acrescente o álcool e a essência. Se quiser, este é o momento para adicionar elementos de decoração. Misture até obter uma pasta consistente. Despeje o conteúdo em um caixote de madeira forrado com um pano ou em formas plásticas, espalhe bem e acomode a pasta dentro do recipiente. Deixe secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado e enrole os pedaços em papel filme.

Comentários

VEJA TAMBÉM...