Geral

Máquinas trabalham nas estradas em Forquetinha

Equipe de obras está realizando manutenções nos últimos meses


- AI-Prefeitura de Forquetinha/divulgação

Forquetinha - Tendo em vista oferecer condições adequadas para o escoamento da produção primária, a Administração Municipal investe com frequência na manutenção e conservação das estradas.

Conforme o prefeito Paulo José Grunewald, a meta é recuperar boa parte das estradas até julho, quando as chuvas ocorrem com maior intensidade. "Hoje, 73% da nossa economia vem da agricultura. Precisamos deixar todas em boas condições de trafegabilidade. Isso é nossa obrigação", destaca.

Com auxílio de uma motoniveladora, retroescavadeira, caminhões e rolo campactador, a equipe da Secretaria de Obras, Viação e Interior trabalha de forma intensa nos últimos meses. Grunewald, acompanhado do secretário Henrique Krüger, vistoriou o andamento das obras na localidade de Araguari. "Este trabalho garante economia de combustível. Uma vez bem feito, é preciso apenas fazer a manutenção de forma regular", afirma Grunewald.

Já receberam o mutirão da secretaria as localidades de Arroio Abelha 2, parte de Araguari, Picada Kremer, Schüssler e São Vitor. Nas próximas semanas serão atendidas as comunidades de Bauereck até a divisa de Marques de Souza.

Krüger reforça o modelo adotado para reduzir custos. "Limpamos os bueiros, fazemos a roçada, patrolamento e depois a colocação de material. Tudo é compactado com o rolo. Além de amenizar o surgimento de buracos, amplia o tempo de conservação", destaca.

Outro serviço executado de forma permanente é a recuperação de acessos. "Para isso é preciso fazer um protocolo. Quando estamos na comunidade, atendemos todos os pedidos para evitar gastos e transtornos desnecessários", explica. Em 2018, o Executivo projeta aplicar 17,54% do orçamento na pasta.

"Nunca esteve assim"

O agricultor Eloir Henrique Lottermann, 42, de Baureck mantém uma produção de 2,4 mil litros de leite por mês. Para ele é fundamental manter a estradas em boas condições para facilitar o deslocamento de caminhões. "O resultado é muito bom. Nunca estiveram assim. A colocação de material de qualidade ajuda a conservar por mais tempo", opina.


Comentários

VEJA TAMBÉM...