Geral

Alunos cultivam valores e sentimentos no turno integral

Projeto da Escola Estadual São João Bosco busca a sensibilidade nas relações

Créditos: Carolina Schmidt
Atividades: produção de cartazes faz parte do projeto - Carolina Schmidt

Lajeado - Sala de aula não é lugar de só aprender a ler e escrever. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, os pequenos do turno integral participam do projeto Cultivando Valores e Sentimentos. A iniciativa quer despertar a compreensão, o amor, o carinho e a capacidade de se colocar no lugar do outro. "Percebemos que é necessário trabalhar as relações baseadas neles. Agregado ao projeto, temos o nosso lema 'É bom ser do bem', que surgiu a partir do questionamento de alunos. Já colhemos bons frutos porque os estudantes levam o que aprendem aqui para os pais", afirma a diretora Loiva Fauri. 

Cada professor trabalha o tema em sala de aula com diferentes atividades, como confecção de cartazes, apresentações, filmes e rodas de conversas. "Eles falam e conhecem os diferentes sentimentos e aprendem como lidar na vida e na escola." Conforme Loiva, o projeto é uma forma de preparar os pequenos para o futuro. "Como eles fazem parte da próxima geração e são a esperança, temos que investir na base. Acredito que, quanto mais tratarmos o assunto com as crianças, menos presídios teremos. A solução também é o turno integral, suas atividades e professores bem remunerados e entusiasmados." A iniciativa, envolve, desde a segunda quinzena do mês passado, as turmas do pré ao 3° ano. 

Tema do momento, até o próximo dia 15, há uma reflexão especial sobre a Copa do Mundo, dentro do projeto. De acordo com a diretora, as turmas discutem a valorização do Brasil, apesar da descrença do povo e da corrupção. Além disso, aprendem sobre o país sede e os demais participantes do torneio mundial. O Cultivando Valores e Sentimentos segue até dezembro.

Experiência

O projeto da São João Bosco empolga alunos como Igor Fernando Gonçalves (7), que está no 1º ano. Além de cultivar e receber amor, carinho e alegria, a iniciativa possibilita que faça novas amizades. "Aprendo muito os valores que devemos ter com as pessoas. Aqui recebo somente coisas boas que posso repassar aos outros." A professora Fernanda Salvatori faz parte da equipe de docentes do turno integral há um mês. Para ela, priorizar a história de cada estudante e ter sensibilidade é um passo essencial para trabalhar o assunto. Ela destaca que a experiência é única e diferenciada. "Os bons resultados já aparecem, pois passam a mensagem aos demais. Precisamos sempre reforçar que a vida é feita momentos bons e ruins. A forma como encaramos é o diferencial."

Saiba Mais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco fica no Bairro Conversas, em Lajeado. Conta com cerca de 90 alunos no turno integral, que ocorre desde maio. Além das aulas normais, são realizadas atividades lúdicas e oficinas no período extra. As turmas também recebem café, almoço e lanche.

Comentários

VEJA TAMBÉM...