Estado

Sebrae RS inova e lança capacitação por WhatsApp

Curso gratuito integra a Semana do MEI e inicia no dia 14 de maio. Vagas são limitadas


- Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale

Porto Alegre - O curso "O uso do WhatsApp para conquistar clientes e vender mais" integra a programação da Semana do MEI e será realizado entre os dias 14 e 25 de maio. As inscrições são gratuitas a partir do link: https://sebraers.com.br/semanadomei2018/. As vagas são limitadas.

O Sebrae RS oferece um curso via WhatsApp pela primeira vez no Estado. A experiência funcionará como um projeto-piloto para a entidade. Para a técnica da Gerência de Soluções do Sebrae RS, Miriam Menezes da Silva, é uma nova forma de disponibilizar conteúdos e estimular a capacitação dos empreendedores, que poderá ser aplicada em outras soluções.

O curso será ministrado por Marcelo Pimenta, consultor do Sebrae e um dos pioneiros nesse tipo de atividade. "A maior parte da população brasileira, 55%, utiliza o WhatsApp pelo menos três vezes por dia", informa o palestrante.

A partir dessa premissa, ele começou a criar grupos e capacitações via WhatsApp. "Três turmas de mentoria do Protagonistas, uma aceleradora de resultados, funcionam nessa plataforma, e ainda ministrei um curso na Universidade Secovi-SP, utilizando o mesmo canal de comunicação", relata Pimenta.

Como funciona?

É a primeira vez que o consultor promove um curso sobre a ferramenta WhatsApp utilizando o próprio WhatsApp. "As atividades seguem a metodologia do microlearning, uma nova abordagem baseada em pequenas pílulas de conhecimento", explica. As pessoas que se inscreverem na capacitação receberão diariamente mensagens em formato de texto, áudio e vídeo com informações e práticas que poderão ser acessadas no momento mais adequado para cada participante. Também poderão tirar dúvidas diretamente com o consultor sobre os temas do curso entre os dias 14 e 25 de maio.

"É preciso entender que existe um novo consumidor, conectado em rede, e as empresas devem atendê-lo de um jeito diferente", alerta. O início do curso vai justamente detalhar como é o comportamento desse consumidor e vai apresentar as melhores práticas e técnicas associadas ao uso do WhatsApp para ensiná-las aos empresários.

O palestrante

Marcelo Pimenta orienta empreendedores, empresários e quem quiser ter um negócio de sucesso a transformar isso em realidade. Palestrante, ministra cursos e oferece mentoria online por meio do programa Protagonistas. É o professor responsável pelas disciplinas de "Gestão da Inovação"? e "Design Thinking" nos MBAs de Marketing Digital e Gestão de Mercados na Pós-Graduação ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em São Paulo. Também é o representante brasileiro na rede Acadêmica NetExplo, ligada a Unesco, um mapeamento das principais inovações tecnológicas que impactam a sociedade, disponível no link https://www.netexplo.org/en/about#tab-two. Atua ainda como consultor credenciado ao Sebrae Nacional desde 2010 e escreve semanalmente para o Blog do Empreendedor do Estadão PME.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...