Colunistas

Startup de estrelenses lança equipamento para reduzir consumo de energia

O Prosa Volt é um equipamento portátil que automatiza eletroeletrônicos e proporciona a economia de até 25% de energia elétrica de uma residência


Startup de estrelenses
Desde 2015 no mercado, a Prosa Electric Control almeja voos altos com sua mais recente novidade. O Prosa Volt é um equipamento portátil que automatiza eletroeletrônicos e proporciona a economia de até 25% de energia elétrica de uma residência, bastando estar plugado na tomada e com sinal wi-fi de internet. A inovação tem na retaguarda os sócios Jonatas Hauschildt e Guilherme Wagner Eckert, publicitário e engenheiro elétrico, respectivamente, ambos de Estrela.
A sede da empresa fica em Porto Alegre, onde se concentram as etapas de inteligência e comercial do negócio, sendo o aparelho fabricado em partes com parceiros de outras cidades do Estado. O time de funcionários já soma 11 pessoas. A meta é produzir 200 mil unidades em 24 meses e conquistar até 15% do mercado nacional desse segmento.

Em tempo
Em todos os casos, aplicativos nas plataformas IOS e Android desenvolvidos pela empresa permitem o controle à distância nas rotinas do dia a dia. O produto já se encontra a venda pelo site da empresa (www.prosa.cc) e em breve ocorrerá o lançamento de uma modalidade por assinatura. Embora o Prosa Volt lidere a comercialização de itens já produzidos, ao preço de R$ 749,00, mesmo que em baixa escala, outros dois itens já atraem interesse de consumidores e investidores. O Prosa Lumen foi desenvolvido para controlar e monitorar à distância o consumo com a iluminação residencial também com o uso de um smartphone. Já o Prosa Shower é um equipamento de controle e redução do consumo dos chuveiros elétricos.

 

Crédito para ir às gôndolas
As perspectivas do Grupo Imec com o lançamento do cartão próprio para compras passam pela ativação de até dez mil unidades nas 21 lojas num período de seis meses. A empresa aposta num tíquete médio três vezes maior, em virtude do limite de valor disponível para gastar em detrimento dos formatos tradicionais hoje vigentes. Em caixa, isso deve representar em torno de
R$ 4 milhões de incremento no negócio.
Válida para as bandeiras Imec e Desco, a novidade parte de um limite mínimo mensal de R$ 500, variando conforme os dados individuais de cada cliente. A adesão implica numa mensalidade de R$ 6,90 (correio) ou R$ 5,90 (e-mail), mas que promete ser compensada por descontos exclusivos entre 5% e 30% em encartes e no dia especial dedicado a esse nicho de consumidores, criando a Segunda-feira do Cartão.


Celebridade
Anos atrás, foi o superastro do futebol David Beckham que apareceu numa foto segurando uma lata de refrigerante Fruki Guaraná. O famoso da vez, para alegria da marca e dos consumidores, é o também jogador Tom Brady. O marido da modelo gaúcha internacional Gisele Bündchen foi flagrado por um consumidor atento com uma garrafa de Água da Pedra. Nada oficial, uma casualidade, mas é motivo de comemoração para a indústria que tem a marca mais lembrada no RS em água mineral, segundo a recente pesquisa Top of Mind 2018.

 

Comida oriental
Inaugura-se nos próximos dias em Lajeado a franquia Bamboo Sushi Lounge. Será no Centro Comercial Campus, ao lado do Complexo Esportivo da Univates. O restaurante vai ocupar duas salas e tem uma proposta diferenciada, com espaço especial para eventos, presença de DJ e ambiente que se transforma em balada.
A marca já tem unidades em outras cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Conforto elegante
A Brava Forma coloca no mercado sua nova linha de estofados. A coleção Bloom foi produzida pela Furf Design, de Curitiba, e apresenta como diferencial um formato ainda mais conceitual à produção artesanal que já caracteriza os móveis da marca da indústria lajeadense.
No lugar dos habituais botões, tem flores de couro feitas à mão, remetendo à "Flor do Pampa" e dando um toque regional ao trabalho.

A propósito
A comercialização da coleção Bloom ocorre nas lojas da Brava Forma de Lajeado e Porto Alegre, além de Curitiba, através de uma empresa parceira.

 

Rumo ao México
A Interact participará do Brasil Tecnológico 2018. O evento ocorre entre segunda e sexta-feira, na Cidade do México e em Monterrey, no México. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é destinado a empresas brasileiras que participam do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), com foco nos setores produtivos ligados à tecnologia.
Essa será a terceira participação da Interact no evento. Em 2015 e 2016, a empresa de Lajeado esteve presente, respectivamente, nas edições da Colômbia e do Peru.

A propósito
Conforme levantamento da Secretaria de Economia do México, a Indústria da Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) representa cerca de 4% do PIB mexicano. O setor de serviços é o mais importante, com 61% do PIB, seguido pelo setor industrial, que representa 17%, puxado pela fabricação de automóveis, eletrônicos e aeronaves.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...