Colunistas

Miguel Feldens em Ruanda

Ele falará sobre ?Direito humano e reforma prisional? no dia 21 deste mês


Miguel Feldens em Ruanda
O lajeadense Miguel Feldens será painelista em encontro internacional que ocorrerá na capital de Ruanda, na África. Ele falará sobre "Direito humano e reforma prisional" no dia 21 deste mês. Será o único brasileiro no encontro que reunirá especialistas desta área de todo mundo. Feldens é coordenador da Pastoral Carcerária da Diocese e Presidente do Conselho Comunitário de Assistente ao Preso em Lajeado.


Voto pela internet
Segundo pesquisa da IdeiaBigdata, as informações publicadas na internet e nas redes sociais irão influenciar a decisão de voto de 43,4% dos brasileiros maiores de 18 anos e que acessam à rede a partir dos seus telefones celulares. Para o jornalista e social media, Fabiano Diehl, numa eleição em que quase todo e qualquer tipo de campanha é proibido, a internet e as redes sociais surgem como ferramenta de divulgação do currículo, conceitos e ideias dos candidatos. Mas ele alerta: postar sem devida orientação pode se virar contra o candidato. "Campanha eleitoral não é para amadores é preciso que o candidato tenha uma orientação especializada", diz Diehl.


Candidatura
Foi concorrido o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Sérgio Kniphoff (PT) na última semana. Serginho tentará uma vaga na Assembleia sabendo que terá que superar a rejeição do seu partido e a concorrência de outro candidato da sigla na região. Foi o mais votado na última eleição em Lajeado. Como todos os pré-candidatos terá, num primeiro momento, que superar o descrédito do eleitor com os políticos brasileiros. Credibilidade e trabalho ele tem para mostrar. Agora terá que converter isto em voto.


União de esforços
Em uma operação relâmpago, as lideranças políticas de Forquetinha conquistaram uma obra importante para o município. A comitiva integrada pelo prefeito Paulo Grunewald, o vice-prefeito Rene Becker, o secretário do Planejamento Vianei Noll e os vereadores Jair Groders e Grasiani Gali, foi recebida em audiência, quarta-feira, pelo diretor técnico do Daer, engenheiro Luciano Faustino. A reunião foi viabilizada pelos deputados, estadual Edson Brum e federal Alceu Moreira. No encontro foi entregue toda documentação, reivindicando o asfaltamento do acesso de cinco quilômetros, da BR-386, desde o pórtico, até o entroncamento com a ERS-421, na localidade de Vila Prass. A união de forças deu resultado. A obra foi autorizada e deve ser feita logo.


Presidência da Famurs
** O prefeito de Garibaldi, Antônio Cetolin, será o adversário do prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, na disputa pela Famurs. Cabe ao MDB indicar o presidente da entidade em 2018. A eleição interna do partido ocorre às 18h30min da próxima terça-feira, na sede da sigla, em Porto Alegre. Mallmann sabe que tem um adversário forte pela frente, inclusive com apoio do governador Sartori nos bastidores. Peleia dura.


Políticos ausentes
** Leitor relata à Coluna que, na época da campanha eleitoral, os então candidatos eram queridos, simpáticos e cumprimentavam sempre. "Até frequentavam a igreja com regularidade, como bons fiéis, mas agora desapareceram e, quando vão, fazem de conta que não conhecem ninguém." Fica a dica: Deus até pode perdoar, mas o eleitor não.


Padronização
** Motoristas estão solicitando padronização nos quebra-molas instalados em Lajeado. Há muita discrepância entre os existentes e os que estão sendo instalados.


Baderna nas ruas

** A bagunça voltou. Relatos de leitores apontam que a baderna nas ruas das imediações da Univates está cada vez pior. Alegam que por falta de fiscalização das autoridades, não existe mais o respeito às placas lá instaladas, que proíbem estacionamento entre 0h e 6h.

 

Dívida eleitoral
** Ex-prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT), foi notificado e intimado para audiência de ação movida pelo advogado Fabio Gisch por dívidas da campanha municipal de 2016 (Processo: 9001289-69.2018.8.21.0017). Gisch foi advogado na campanha e ficou com valores a receber. A dívida da campanha petista municipal gira em torno de R$ 150 mil e foi registrada na Justiça Eleitoral. Outras ações já foram movidas contra o ex-prefeito.


Chega

** A intolerância é algo abominável e que precisa ser combatida. E não é somente na política. Passa pelo futebol, pela religião, opções sexuais e de classes sociais. Triste.


Yeda Crusius
** Ex-governadora e atual deputada Yeda Crusius montará base em Lajeado para a campanha eleitoral deste ano. Yeda buscará a reeleição à Câmara Federal pelo PSDB.

 

Parabéns às mães!
** Pensando bem, a base familiar (independentemente da formação que a família tem hoje) continua sendo nossa esperança de dias melhores e de uma sociedade mais justa e igualitária. E neste contexto, o papel das mães é essencial. São para elas meus parabéns neste fim de semana.


Fabiano Conte

Comentários

VEJA TAMBÉM...