Colunistas

Schmutzige Hände

A Operação Mãos Sujas é apenas uma mostra que nada há que não possa ser investigado pela Justiça


Schmutzige Hände
O Brasil está sendo passado a limpo. Sim, que bom. Não é agradável sabermos que temos por vezes ao nosso lado problemas com a coisa pública, mas é gratificante saber que a Justiça faz a sua parte! E... ainda há quem diga que a Lava-Jato foi e é um grande erro no Brasil.

A Operação Mãos Sujas é apenas uma mostra que nada há que não possa ser investigado pela Justiça e que não possa existir a responsabilização de envolvidos.

 

O Mecanismo
Vale a pena quem tem acesso à Netflix assistir a série inspirada na obra de Vladimir Neto, Lava-Jato. Uma das frases metafóricas mas de grande efeito para explicar o sistema de corrupção: "Câncer é câncer. Se não extirpar logo, ele espalha."


Progressistas
É no mínimo estranho que dentro das prévias do Progressistas para a escolha do candidato ao governo do Estado um dos candidatos antes mesmo do resultado já tivesse acordado com dois outros partidos uma coligação. Tal fato fere o princípio importante da isonomia, da igualdade perante a disputa. Heinze saiu vencedor com apoio e atuação direta da estrutura (assessores e gabinetes) de todos deputados estaduais e federais.


Conclamação
De forma modesta e sem muitas pretensões neste ano eleitoral: não reeleger ninguém. Meu voto será somente para candidatos novos, estreantes.


Estudo
A julgar pela velocidade com que a representação feminina em cargos do Poder Executivo no Brasil evolui desde o início da década de 1990, o Brasil deve atingir a igualdade de gênero para o cargo de governador apenas em 2065. A conclusão é de um estudo feito pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI). De acordo com a pesquisa, a igualdade de gênero para o cargo de prefeito deve vir apenas em 2038.


Feliz Páscoa! Abraço a todos os leitores e, hoje, em especial ao amigo gremista de coração, Nilson Maldaner.


Você sabia que...

Há 50 anos, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto foi morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Edson era um dos 300 alunos que jantavam no restaurante do Calabouço, a 28 de março de 1968, quando houve a invasão por policiais. A mobilização em torno da morte do estudante foi o estopim para a primeira grande manifestação pública contra o regime militar, três meses depois, com a Marcha dos 100 mil.

 

Papo de Café
Nome: João Guilherme Costa e Silva
Naturalidade: Lajeado
Time do coração: Grêmio.
Política é... sem dúvida, um dos mais antigos sistema de organização, que deve garantir, sobretudo, a homeostase social. A política está presente em todos os lugares (escola, trabalho, universidade) e não gostar de política pelo fato de existir corrupção no mundo é estar sendo condizente com aqueles que te manipulam, afrontando aos que lutaram pelo direito à cidadania.
Gostaria de tomar um café com... Machado de Assis e Erico Veríssimo, caso estivessem vivos.


Gusttavo Arossi

Comentários

VEJA TAMBÉM...