Colunistas

Ex-presidentes têm 40 assessores

A Câmara Federal vai analisar projeto que acaba com o direito vitalício


Ex-presidentes têm 40 assessores à disposição
A Câmara Federal vai analisar projeto que acaba com o direito vitalício de ex-presidentes de manter oito assessores pagos pela União. Mesmo presidentes que foram cassados, como Fernando Collor e Dilma Rousseff, podem ter quatro seguranças, dois carros com motoristas e dois ajudantes. Somando os cinco ex-presidentes vivos -José Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma- são 40 assessores, ao custo anual de R$ 5,5 milhões, que você, contribuinte, paga.


Ministro Marun
Passou o feriado de Carnaval pelas areias de Capão da Canoa e Atlântida o ministro Carlos Marun - Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República. Deputado federal pelo MDB (MS) e gaúcho sempre veraneia no litoral do RS. Na próxima sexta-feira estará em evento "Os caminhos do Rio Grande, na SABA.


Carnaval & política
André Filho foi autor de famosas músicas de carnaval. Entre elas, Cidade Maravilhosa. Porém, as marchinhas tinham também o propósito de criticar ou elogiar políticos. Em 1950, quando Getúlio Vargas preparava sua campanha à Presidência, Artur lançou esta composição: "Oh Seu Getúlio vem / Oh Seu Getúlio vem / Lá no Catete / Só ele nos convém. / (?) Todos falam sem ter razão / Mas a coisa se faz com jeito / Seu Getúlio está por cima / Pois quem é bom já nasce feito / No Palácio do Catete / Vamos ver quem tem mais caroço / A vitória há de ser um fato / Porque o gaúcho é um colosso."


Faroeste político
A 14 de fevereiro de 1908, republicanos, partidários da candidatura do general Hermes da Fonseca à Presidência da República, atacaram a sede dos federalistas e republicanos dissidentes, simpatizantes da candidatura civil de Rui Barbosa. O prédio se localizava na Rua dos Andradas, 539. Além de agredirem, quebraram móveis e vidros. À saída, dispararam tiros para o ar.


Duas perguntas para Padre Felipe Bernardon, Vigário Paroquial na Paróquia Santo Inácio de Loyola, de Lajeado.

1) O que se espera com a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é Fraternidade e superação de violência?
O que espero como cristão católico e padre, que a Campanha da Fraternidade produza em cada cristão o compromisso com a cultura da paz e da fraternidade. A violência acontece quando o ser humano não é capaz de reconhecer o próximo como irmão. O Papa Francisco na Alegria do Evangelho diz "Hoje, em muitas partes, reclama-se maior segurança. Mas, enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade dentro da sociedade e entre vários povos, será impossível desarraigar a violência". A superação da violência pede comprometimento e ações que envolvam a sociedade civil, os membros da Igreja e os poderes constituídos, a fim de que não somente os direitos humanos, mas também a cultura da paz sejam assegurados pela formulação de políticas públicas. A superação da violência nasce da relação com o outro. O primeiro lugar onde o ser humano aprende a se relacionar é na família. Que possamos unir forças (Igrejas, famílias, escolas, municípios) para a cultura da paz, lembrando sempre que "Em Cristo somos todos irmãos" ( Mt 23,2).

2) Para o cristão, qual a importância da quarta-feira de cinzas?
Com a quarta feira de Cinzas iniciamos a Quaresma, um tempo privilegiado para voltar para Deus e a oportunidade de experimentar o perdão e a misericórdia de Deus e dos irmãos. Na quarta-feira de cinzas somos convidados a fazermos jejum e abstinência de carne, em sinal de disponibilidade e solidariedade. Disponibilidade para ouvir a Palavra de Deus e a buscar a conversão do coração. E solidariedade com aqueles que passam fome no mundo. As Cinzas significam arrependimento dos pecados e a busca por Deus. As cinzas bentas colocadas sobre a nossa cabeça nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó, e ao pó voltaremos ( Gn 3, 19). Irmãos não se prendam a esta vida passageira, mas se preocupem com a vida eterna. Abençoado tempo de Quaresma, que possamos ser homens e mulheres novas em Cristo neste tempo do amor de Deus que é a Quaresma.

Papo de Café
Nome: Rudimar Canello
Naturalidade: Linha Terceira Moresco, Anta Gorda
Profissão: Motorista
Time do coração: Internacional
Política é ... é e deveria ser uma forma de doação, ajudar comunidades e pessoas carentes, trabalhar em prol do bem comum, fazendo educação, saúde e segurança. Também construindo um futuro promissor a todos.
Gostaria de tomar um café com... senadora Ana Amélia Lemos, símbolo de honestidade e sabedoria.


Gusttavo Arossi

Comentários

VEJA TAMBÉM...