Colunistas

EAD Univates já tem 700 alunos

Expectativa era atender 500 inscritos


Iluminação
** Um alô para o setor de iluminação da prefeitura: existem várias lâmpadas de rua ligadas o dia inteiro. Para evitar o desperdício, sugiro uma revisão constante.
 
TCC
** Ex-prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, está fazendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Administração de Empresas na Univates. Assim, ele concilia suas funções como superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, mais a pré-campanha a deputado estadual. A conclusão do TCC e a formatura devem ocorrem no segundo semestre. Já que se fala tanto na qualificação dos políticos, este é um bom exemplo.
 
Eduardo Leite em Encantado
** Eduardo Leite, pré-candidato ao governo gaúcho pelo PSDB, fará palestra em Encantado na segunda-feira, dia 26. Começa às 19h30min no Auditório Brasil, junto ao Centro Administrativo.
 
Fabio Gisch
Advogado lajeadense Fabio Gisch participou esta semana como palestrante do Congresso da União de Vereadores do Estado (Uvergs). O encontro teve a presença do governador José Ivo Sartori (MDB). Em eventos assim, é cada vez mais comum a presença do governador, que buscará 
a reeleição este ano.
 
Emenda
Deputado federal Jones Martins e a pré-candidata a deputada estadual Patrícia Alba, ambos do MDB, estiveram em Lajeado, esta semana, oficializando o repasse de emenda parlamentar na ordem de R$ 600 mil. Eles estiveram no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, com a presença do presidente da Câmara, Eder Spohr, e da vice-prefeita Gláucia Schumacher. 
 
Presenças
A posse da nova diretoria da Acil, quinta-feira à noite, foi prestigiada por um grande público e inúmeras lideranças empresariais e políticas. Na mesa oficial estiveram o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o presidente da Câmara, o vereador Eder Spohr, e outros representantes de entidades e órgãos públicos. Também esteve presente o deputado estadual Edson Brum, mas este não foi convidado para a mesa. Na foto, ex-presidente Miguel Arenhart, Aline, seu pai Nelson e deputado Brum. 
 
Homem de confiança
** Secretário Paulo Finck é um dos homens de maior confiança do prefeito Rafael Mallmann, em Estrela. Tanto é que, nos últimos dias, além de sua pasta, a de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, também está respondendo pelas secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente, cujos titulares estão de férias. Finck é ligado ao PP de Estrela e um dos nomes lembrados para concorrer a prefeito em 2020.
 
Perfil técnico
** Com a saída de Douglas Sandri da equipe de secretários, o governo procura um perfil mais técnico do que político para o posto. A pasta do Desenvolvimento, Turismo e Agricultura ganhou destaque desde 2017. Tem mais atividades e deixou de ser uma secretaria secundária.
 
Ajustes de peças
** Prefeito Marcelo Caumo resolverá dois problemas com uma mexida de peças. Ao anunciar o vereador Fabiano Bergmann (Medonho) como novo secretário de Obras, coloca alguém que convive na secretaria por tempo, já que é concursado como operador, ou seja, tem experiência e conhece o caminho onde está pisando. Abre assim vaga na Câmara para que Mozart Lopes mantenha-se como vereador. Mozart é hoje o principal defensor do governo Caumo. E o Legislativo ganhará um novo reforço, de Adi Cerutti, que se chegar disposto a ajudar o governo, será outro defensor da gestão municipal. Esperamos para ver o resultado destas mudanças.
 
Avaliando o cenário
** O vereador de Lajeado Carlos Eduardo Ranzi (MDB) analisa, junto com o partido, o cenário regional para concorrer a deputado federal na eleição deste ano. Ranzi é hoje o único nome do Vale do Taquari lembrado para o cargo. O primeiro suplente do MDB fez pouco mais de 17 mil votos na eleição passada e está atuando em Brasília como parlamentar. Este é um dos motivos que levam Ranzi a acreditar que tudo é possível, mesmo concorrendo contra os atuais, que têm a máquina na mão. Se o Vale "acordar", elege deputado federal e um par de estadual.
 
EAD Univates
** A chegada do EAD Univates foi contundente. Esperava-se num primeiro momento em torno de 500 alunos, mas já passam dos 700. A instituição, que demorou para se dar conta de que o mercado esperava por esta sistemática de ensino, agora ajusta sua estrutura para dar conta da demanda.
 
Confirmado
** Consumada esta semana a informação trazida pela Coluna, há mais de um mês, sobre a compra da área dos Irmãos Maristas por parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A área, agora oficializada, fará parte das ações do Colégio Madre Bárbara, um dos educandários que mais cresce no Estado.

Fabiano Conte

Comentários

VEJA TAMBÉM...