Colunistas

Colinas criará o vale-presença

Conforme apurado, antes da alteração, eram em média de 30 a 40 atestados mensais, somando todos os servidores. Agora, a média é de 190 a 200 atestados mensais


Carlos Ranzi
** Vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) articula sua candidatura a deputado federal. Está conversando com lideranças e fortalecendo a ideia de ser o representante da região em Brasília. Sabe que tem uma tarefa árdua pela frente, mas que é possível, se o Vale abraçar seu projeto.
 
Isidoro Fornari
** Vislumbrando um campo aberto pela frente, o PP conversa com Isidoro Fornari Neto para ser candidato a deputado federal. É uma possibilidade que começa a ser construída. Resta saber se frutificará.
 
Denúncias
** Passam de cem as denúncias contra um prefeito do Vale do Taquari no Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Todas feitas por servidores da Prefeitura. A Coluna omite o nome do prefeito, pois até agora são somente denúncias e nenhum processo aberto contra ele.
 
Vale-presença
** Colinas tinha em lei que, para o servidor receber o vale-alimentação, não poderia ter mais do que um atestado no mês. Em outubro de 2016, foi aprovado projeto determinando que o servidor somente perderia o dia em que estivesse de atestado, sem limitar estas ausências. Conforme apurado, antes da alteração, eram em média de 30 a 40 atestados mensais, somando todos os servidores. Agora, a média é de 190 a 200 atestados mensais. Teve servidor, em 2017, que conseguiu 60 atestados, o que dá em torno de dois meses e meio, se considerados os dias úteis. Agora, a Prefeitura enviou um novo projeto para a Câmara alterando alguns pontos, como a instituição de "vale-presença" no mês de dezembro para quem tiver um histórico de poucos atestados. O Executivo quer diminuir o que considera um alto número de atestados dos servidores. Caberá aos vereadores uma nova alteração na lei. 
 
MDB na região
** Coordenador Regional do MDB, Celso Cervi, está cumprindo roteiro de visitas aos diretórios municipais do partido na região. O objetivo é o fortalecimento da sigla nos municípios e encaminhar questões relativas à eleição de outubro deste ano.
 
Cerutti na Câmara
** Adi Cerutti deixará o cargo de Coordenador Municipal de Serviços Urbanos e retornará para a Câmara de Vereadores, por ser primeiro suplente. Não se sabe qual será o destino de Mozart Lopes, que atualmente está ocupando a cadeira. O titular é Lorival Silveira, que está na Sthas. Também não foi divulgado o substituto de Adi no setor.
 
Delação
** Aguarda-se para os próximos dias a divulgação dos nomes dos deputados estaduais acusados por Diógenes Basegio por praticarem atos ilegais, como a cobrança de parte dos salários de seus assessores. Basegio foi cassado pela Assembleia por este motivo. A deleção feita pelo ex-parlamentar ao Ministério Público é mantida em sigilo. Deputados que fizeram votos pela região e assessores, que por aqui circulam, estão temerosos que pode sobrar para eles.
 
CRPO
** Novo comandante do CRPO do Vale tem dois anos na ativa, antes de buscar sua aposentadoria. É um bom tempo para apresentar trabalho frente à Brigada Militar.
 
Bolsonaro
** Cada vez mais tem se visto adesivos de carro e outdoor anunciando apoio à candidatura do deputado Bolsonaro à presidência da República. Inclusive já começa a acontecer na região dos Vales. Em Santa Cruz do Sul, um outdoor foi colocado recentemente. No Vale do Taquari, Progresso deverá ser o primeiro município com outdoor apoiando Bolsonaro. Um grupo de empresários e simpatizantes deverá bancar a instalação de um nos próximos dias.
 
Dia da Mulher
** A foto registra a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori e a Chefe de Gabinete do Daer, Mareli Vogel, durante confraternização do Dia da Mulher realizada em Porto Alegre nesta semana. Duas mulheres que vivem em um meio que ainda é de predomínio dos homens, mas que aos poucos  começam a quebrar este paradigma.
 
Everton Pacheco
** Everton Pacheco foi assessor do deputado Lucas Redecker e hoje atua no Gabinete do Prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup. Tucano atuante, Everton é presença constante nos eventos estaduais da sigla. Nos últimos encontros do Mobiliza 45, ele foi o responsável pela apresentação dos futuros candidatos, entre eles Eduardo Leite, pré-candidato a governador. 
 
>> Dziedricki
** Deputado Estadual, Maurício Dziedricki, (PTB), representou a Assembleia Legislativa na abertura do 18º Congresso de Missões da IADPUB, que tem como pastor presidente José Alves, vereador licenciado e atual secretário da Sedesth em Estrela. A IADPUB está presente em 25 municípios. Maurício destacou o papel da igreja na sociedade como amparo social e de fé das pessoas. O Congresso foi na matriz da IADPUB no Bairro das Indústrias, em Estrela. 

Comentários

VEJA TAMBÉM...