Colunistas

Coluna do Deolí

Créditos: Deolí Graff

Trem turístico
Alício de Assunção, repórter do jornal O Informativo, acompanhou no final de semana o primeiro passeio do trem turístico realizado em Vacaria e que pode ocorrer no Vale do Taquari. O evento faz parte do cinquentenário da ferrovia Tronco Sul, que tem trilhos por aqui, ligando Porto Alegre a Santa Catarina. Da região, estiveram lá também os prefeitos de Estrela, Rafael Mallmann e o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun; de Guaporé, Valdir Carlos Fabris e a secretária de Turismo, Cristina Viel. O presidente da Amturvales, Rafael Fontana, também esteve presente.

25 anos de Sesc
Betina Durayski, gerente do Sesc de Lajeado, completou em 2 de agosto 25 anos de atividades na instituição. Ao longo destes anos, foram muitas realizações e conquistas. Aplausos a Betina por seu empenho e intensa dedicação.

O mendigo e o livro
Num pequeno refúgio na Rua Carlos von Koseritz, no Centro de Lajeado, o mendigo da foto faz pensar. Enquanto ele dorme no chão sobre algumas folhas de papelão e se aquece com um cobertor encardido, no banco estão uma casca de banana e um livro. Talvez está lhe fazendo falta o conteúdo dos livros que, certamente, ele não leu.
A proliferação de maltrapilhos e pedintes pela cidade causa mal-estar entre as pessoas que circulam pelo Centro para cumprir compromissos e tarefas de trabalho. É urgente que algum órgão público passe a cuidar destas pessoas, que precisam de uma nova oportunidade para serem encaminhadas na vida. É certo que dar esmola não vai resolver o problema.

Padroeiro
Ildo Salvi, vereador de Lajeado, é o autor do projeto de lei que torna Santo Inácio de Loyola padroeiro da cidade. Para ser oficial, falta ser sancionado pelo prefeito Marcelo Caumo. O mesmo projeto foi apresentado em 2001. Naquela oportunidade, foi rejeitado por 12 votos contra e 5 a favor. Desta vez, foi aprovado com 14 a favor e uma abstenção.

Mudas para agricultores
O presidente da Regional dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Vale do Taquari, Marco Antonio Hinrichsen, e o assessor, Nilo Leopoldo Schneider, assinaram contrato de renovação do convênio com a Certel. A cooperativa vai destinar aos agricultores dos sindicatos filiados até 20 mil mudas de árvores nativas. "Esta parceria beneficia o produtor, a cooperativa, a qualidade de vida e contribui para a preservação do meio ambiente como um todo", avalia Hinrichsen. O ato contou com a presença das analistas ambientais da Certel, Tatiana da Costa Weber e Francieli Krohn, e o diretor-superintendente, Ilvo Edgar Poersch.

Flete
Ruben Alves Vieira, poeta e pajador de Arvorezinha, está lançando seu 15º livro, que tem por título: Num Flete de Versos. É uma obra que se começa ler e não dá para parar antes da última poesia. É pra ler num trote. Vieira tem o dom da pajada, da rima e muita inspiração. Recentemente, foi admitido na Academia Literária do Vale do Taquari, na Cadeira de nº 29.

Jovens advogados
Rodolfo Bisleri Agostini, coordenador da Comissão do Jovem Advogado da OAB de Lajeado, integrou a comitiva gaúcha que participou do 17º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja) em 2 e 3 de agosto, em Brasília. O tema "Advocacia do Amanhã: Inovação e Tradição" foi abordado em 12 painéis e uma conferência magna, além de exposição de negócios de diversos segmentos e um espaço para networking com escritórios de advocacia.

Obituário
Hugo Specht faleceu quinta-feira, dia 2 de agosto, aos 91 anos de idade. Sua atuação profissional foi agente do Inaps, mas exerceu muitas outras atividades e muito serviço comunitário. Foi professor e por muitos anos secretário executivo da Univates (Fates). Era profundo apreciador do canto coral. Foi cantor, regente e presidente do Coral Santa Cecília da Paróquia Santo Inácio de Lajeado. Junto com a esposa Úrsula coordenou, por muitos anos, a Pastoral dos Idosos. O casal teve os filhos Lisete Terezinha Forneck, Leonice Maria de Oliveira e Antenor Luis Specht. Hugo deixa lições de integridade, amor à família e intensa vida comunitária.


Comentários

VEJA TAMBÉM...